segunda-feira, 27 de maio de 2013

Life updates: Coventry e Summer Project.

Eeeee eu sumi de novo, hahaha. Gente, esses dias têm sido uma correria só. Depois de muito stress, altas horas na madruga boladona revisando loucamente, meus exames finalmente acabaram na sexta, dia 17 de maio! o/ Aí vocês me perguntam: "Por quê não teve mais atualizações, Nanda? Queria tanto ler mais sobre sua vida aí, seu dia-a-dia em Birmingham, e o resto da Eurotrip, e, e...". Calma, pequenos gafanhotos. Eu realmente queria postar mais aqui, mas várias coisas tem acontecido nesse meio tempo entre os posts. Vou atualizar vocês um pouquinho sobre isso agora. :)

COVENTRY.

Eu já fui na cidade vizinha várias vezes, mas nunca postei aqui! Hahaha :x A primeira vez foi perto do meu aniversário, dia 5 de fevereiro, quando fui com a Evelyn passar um fim de semana com meus amigos que estão estudando na Coventry University (Rêiron, Dani, Gabi e André) e fazer um turistão básico. Depois só fui pra visitar mesmo, passar o dia com eles, comer aos montes e jogar conversa fora. Very good times. :)

Festa de aniversário surpresa pra mim e pra Dani.  
De Birmingham pra Coventry dá uns 20 minutos de trem (pegando um da Virgin Trains, porque o da London Midland para em todas as estações existentes no planeta antes de ir pra lá), a passagem custa £3,65 (saindo da University, a estação da universidade). A cidade é pequena, mas é muito bonita. Tudo é pertinho e dá pra chegar a pé ou de bicicleta. A gente passeou por lá, passamos pelo shopping, vimos a estátua da Lady Godiva, fomos à Holy Trinity Church e à Coventry Cathedral. O pessoal também nos levou na Coventry University e a gente se afundou num daqueles "pufes" legais que eles tem naquelas áreas de convivência, e à noite fomos pra um pub. Ah, e foi em Coventry que eu risquei da wishlist os itens "ver um esquilo" e "patinar no gelo". Foi muito divertido ir no Planet Ice com a Evelyn e o André, e passar a tarde me equilibrando naquelas lâminas que me faziam deslizar loucamente no gelo. Apesar de nunca ter feito aquilo na vida, eu não caí nenhuma vez, HA! #win. 



Estátua da Lady Godiva, Holy Trinity Church e Coventry Cathedral.

Evelyn, André, eu, Rêiron, Gabi e Dani. :)
Há duas semanas o namorado da Dani veio e eu fui pra Coventry duas vezes só pra entregar uma sacola de presentes pro meu namorado lindo e pra família dele (haha ♥). Foi num desses dias que eu aproveitei e risquei da wishlist mais um item: finalmente comprei a bandeira do Reino Unido que eu estava querendo por £2 na Sports Direct! E na sexta passada, dia 24, passei um dia maravilhoso com o André, que me convidou pra almoçar e a gente acabou fazendo um dia inteiro de gordice! Ajudei ele a fazer uma cottage pie, que ficou simplesmente incrível e depois comemos pêssegos e morangos com leite condensado de sobremesa. Aí ficamos conversando sobre a vida, jogamos candy crush e ele me viciou em Plague Inc, e depois tomamos café com biscoitos. O André achou a receita no site da BBC, então um dia eu colo aqui, porque ele ainda não me passou o link e eu não sei ao certo qual é, HAHAHAHA!

Cottage pie, uma das melhores coisas que já comi desde que cheguei. 

SUMMER PROJECT.

Então, como vocês devem saber (ou não), todo bolsista do Ciência Sem Fronteiras tem que fazer um estágio de três meses em laboratório ou empresa nas férias de verão. Que está estudando aqui na University of Birmingham tem que correr atrás de tudo, então eu mesma tive que ir atrás do professor e mandar um email e um currículo pra ele, explicando a situação e pedindo uma oportunidade. Depois de um tempão esperando uma resposta, o professor finalmente me respondeu na segunda, dia 20 de maio, muito impressionado comigo, rs ("Dear Fernanda. Thank you for your elegant introduction. (...)"). Ele marcou uma reunião pro dia seguinte comigo, que era quando ele estaria voltando da viagem (e ele fez questão de se desculpar e explicar o porquê da demora pra me responder), e assim foi. No dia seguinte, lá estava eu, às 13:00hs no terceiro andar do prédio de Biosciences, nervosa pra caramba, ensaiando mentalmente como eu iria falar certas coisas e torcendo pra eu não gaguejar muito no inglês, hahahaha.

Primeiro eu conheci a Barbara, uma das meninas que trabalhavam lá. Nos demos bem de cara, ela foi muito, muito simpática mesmo, e eu já fiquei desconfiada que ela seria a pessoa que ia trabalhar comigo. A gente conversou muito e ela me perguntou de onde eu era. Quando eu falei "Brasil", ela ficou realmente surpresa, disse que já tinha ido lá pra estudar e coletar dados pra pesquisa dela, e que ela falava português. Pedi pra ela falar alguma coisa, e ela desembestou a falar um português muito bom, e eu que fiquei impressionada dessa vez! Perguntei pra onde ela tinha ido no Brasil, e ela disse que tinha ido pra Manaus. Fiquei boquiaberta de novo, e, quando eu disse que eu era de lá, nós duas ficamos O: HAHAHA! Muita coincidência mesmo.

Ficamos conversando mais até o professor chegar, e quando ele chegou, fiquei surpresa de novo ao ver que ele era bem novo e muito simpático também. Ele disse pra eu e pra Barbara sentarmos e aí nós três ficamos conversamos lá. Ele falou que leu meu email e que não tinha como ignorá-lo porque estava muito bem escrito e ele achou que eu seria uma boa adição ao grupo. Fiquei realmente feliz, haha. Ele perguntou coisas sobre mim, sobre o que eu achava de Birmingham, se eu tinha feito muitos amigos, e depois partimos pro assunto do estágio. Falamos sobre as minhas áreas de interesse e ele explicou os trabalhos desenvolvidos no laboratório, como eles ainda eram um grupo recente e estavam se estabelecendo no prédio ainda, e como tudo ainda ia ficar high-tech por ali, com vários equipamentos e a completa robotização pra parte de experimentos (vi uma notícia no site da universidade que foram investidos £2 milhões de libras no lab!). Fiquei muito animada com tudo, e ele disse que íamos procurar algum trabalho pra me encaixar, de acordo com o que eu gostava, que é a parte de bioinformática (apesar de eu ter dito que ficaria feliz em trabalhar com qualquer coisa).

Então, o professor me disse pra passar o resto da semana conhecendo todos e os trabalhos mais a fundo, e assim eu fiz. Descobri que só tem uma britânica ali e que o resto é tudo de fora do país, hahaha. A Barbara é polonesa, aí tem um italiano (Alfredo), uma alemã (ainda não consegui entender o nome dela) e um belga (Kay - outro que já foi ao Brasil, só que ele foi pro Maranhão, coletar espécimes). Nunca falei tanto inglês na minha vida! Fiquei admirada comigo mesma, eu realmente estou melhorando, haha! Mas enfim, foi bem interessante e, na quinta nos reunimos de novo, só que junto com todos do laboratório. O professor fez questão de me explicar conceitos e alguns detalhes que todos ali já sabiam, mas que eu, que nunca havia trabalhado com aquele organismo, não sabia nada; foi quase uma aula mesmo, e eu fiquei super agradecida por aquilo. No final, ele decidiu que eu ia trabalhar com a Barbara mesmo, com a parte de microscopia de fluorescência, processamento de imagens e uma parte do desenvolvimento do organismo, além de tomar parte num projeto imenso de banco de dados, onde vou poder aprender mais sobre bioinformática, uso de softwares e programação. O professor exclamou um feliz "welcome to the lab!", e foi assim que eu consegui um estágio no laboratório, com um dos professores mais renomados ever, com publicações na Nature e na Science. Já tenho acesso às partes restritas do prédio e aos laboratórios no subsolo, e também tenho meu próprio armário e minha mesa no laboratório. Mal posso esperar pra começar!

Bom, é isso por hoje, haha. Amanhã eu termino os posts sobre a Eurotrip (que, depois de muita enrolação, já estão prontos, rs), e depois posto sobre a vida aqui em Birmingham (muita gente me pedindo isso! haha) e conto como foi minha daytrip pra Cardiff, que eu resolvi ir de última hora com o pessoal ontem e foi super legal. :) Beijos e até a próxima!

Um comentário:

Luanna disse...

Ain Nanda (aquela íntima kkkk), to lendo todos os posts do teu blog e to quase enfartando de ansiedade! To enviando minha application esses dias e vim procurar dicas sobre o intercâmbio e tal.. Amei o blog, parabéns por todas as experiências que você ta vivendo ai! :)