quinta-feira, 30 de maio de 2013

Eurotrip (parte 2) - Bélgica.

Depois de quase perdermos o Megabus porque chegamos literalmente na hora que ele devia estar saindo, e de três horas e quinze minutos de viagem, finalmente chegamos em Bruxelas. Eu estava particularmente ansiosa pra conhecer lá, principalmente porque já havia achado lindo o pouco que eu vi no caminho pra Amsterdã. Assim que pisamos lá, a primeira sensação que tive foi que Bruxelas era "menos plano" que Amsterdã, hahaha. Chegamos ao hostel, que era o 2GO4 Quality Hostel, depois de uma breve procurada, já que ele ficava numa avenida grande, a Boulevard Emile Jacqmain. Nosso quarto ficava no "subsolo", e era bem quente (leia: muito abafado), e o sinal de wi-fi não pegava lá. Tirando isso, o hostel é bonito, arrumado e a parte da socialização, que tinha a cozinha, mesas e televisão, era bem organizada.

Deixamos nossas coisas lá e fomos dar uma olhada na cidade. No caminho, pude perceber que havia muitas, muitas livrarias pela cidade, e eu achei isso bem legal. Vimos que tudo estava escrito em francês e holandês, e as pessoas falavam mais francês entre elas, mas quando perguntávamos algo em inglês, todas falavam muito bem. Era início da tarde de um feriado, a sexta-feira Santa, então tudo estava fechando ou já estava fechado. Depois de um tempo procurando, conseguimos achar um lugar pra comer, e, depois de tantos fast-foods, eu comi uma das melhores refeições da viagem: lasanha *-* Eu já estava apaixonada por tudo o que tinha visto até aquele momento, e gostei ainda mais quando vi que as pessoas eram tão simpáticas a ponto de entrar no estabelecimento e nos cumprimentar. Mas como nem tudo são flores, sempre tem aquelas pessoas que parecem que não conhecem a expressão "com licença", e passam, se batendo em você, e não tem a mínima decência de pedir desculpas depois.

Outra coisa que percebi sobre Bruxelas: a cidade tinha cheiro de chocolate (ao contrário de Amsterdã, rs). Não sei se por causa da época, que era Páscoa e tal, e a maioria das lojas tinham esculturas de chocolate imensas expostos em vitrines lindas, com chocolates e mais chocolates por todos os lados, ou simplesmente pelo país ter a reputação de ter um dos melhores chocolates do mundo. Eu prefiro acreditar que aquele cheiro fica 365 dias por ano, e que já está impregnado naquela terra. Simplesmente tudo combina: o cheiro com a arquitetura bonita dos prédios, o movimento dos carros pela cidade, pessoas andando despreocupadas por lá, o clima bom e não muito frio...

Como só ficaríamos três dias, procuramos ver o máximo de coisas possível. Com o mapa que nos deram no hostel, fomos seguindo por um dos caminhos marcados e ele nos levou a vários lugares legais. Primeiro, claro, foi o Grand Place, que é a praça central de Bruxelas e considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO e, por muita gente, a mais bonita do mundo. Ela é realmente grande e muito linda, com todos aqueles prédios históricos em volta, como a câmara municipal e a prefeitura, e com os restaurantes e as lojas chiques que tem por ali, como a Godiva Chocolatier, que vende um dos melhores chocolates do mundo. O Grand Place é impressionante de dia e fica particularmente mais bonito à noite, quando luzes coloridas iluminam o lugar.

Grand Place
Grand Place e loja da Godiva. 

Grand Place
Grand Place à noite.
Dentre outros lugares famosos que visitamos, estão a St. Michel Cathedral (que é simplesmente linda por dentro!), o Palais Royal (o palácio oficial do Rei e da Rainha em Bruxelas), o Belgian Parliament, o Colonne Du Congrès (que é um monumento que comemora a formação do Estado belga e constituição pelo Congresso Nacional), o Botanique (que é jardim botânico, rs), o Comic Museum (museu dos quadrinhos, bem legal!) e o Atomium (claro). A gente também foi ver a famosa estátua daquele pirralho fazendo xixi, mas foi uma decepção pra mim, digo logo. É uma fonte que fica num cantinho, e a estátua é pequenininha. Mas enfim, tirei uma foto já que tava ali, e depois a gente seguiu pra outro lugar.

O Atomium é realmente impressionante de perto. Só foi uma pena que ele tinha acabado de fechar quando a gente chegou, então nem subimos. Só ficamos admirando pelo lado de fora mesmo. :(

Bruxelas/Brussels
1- St. Michel Cathedral; 2- Palais Royal; 3- Parlamento Belga; 4- Botanique; 5- Atomium; 6- Colonne Du Congrès
Comic Museum
Museu dos Quadrinhos *-*

BRUGES (BRUGGE).

Tiramos um dos nossos dias na Bélgica pra fazer uma daytrip pra Bruges, uma cidade medieval pequena, mas muito bonita, que também é muito visitada por turistas. É conhecida como "Veneza do Norte" pela quantidade de canais que cercam e atravessam a cidade. Bom, quando chegamos, a cidade estava simplesmente lotada com gente de todos os lugares, mesmo com todo aquele frio. Diferente de Bruxelas, onde a maioria das pessoas falam francês, em Bruges o idioma local é o holandês mesmo. As ruas todas são de pedra e tem muitos, muitos prédios antigos bonitos lá. E chocolate era uma coisa que também não faltava lá; havia lojas e mais lojas com vitrines super bem decoradas e com chocolates e outros doces coloridos que pareciam uma delícia, que dava água na boca só de olhar.

Bruges/Brugge
Bruges linda e maravilhosa.
Bruges/Brugge
Os vários canais de Bruges. :)
Paramos pra comer em um dos locais recomendados pelo mapa legal, chamado Medard, que servia pasta (macarrão, rs) por somente 4 (6,50 por um prato REALMENTE grande e cheio) e waffles por 4,75 (infelizmente, eles não estavam servindo waffles naquele dia). Saí de lá quase rolando de tanto macarrão que comi, e olha que eu peguei o prato pequeno. Mas super recomendo o lugar! Além da comida boa e barata, o lugar é muito bonito e com ar super família. Fato aleatório: quando chegamos lá, estava passando um campeonado de pular corda na televisão. Campeonato de pular corda!!!!! Nunca tinha visto isso na vida! Hahahaha

Em Bruges tem várias coisas bonitas pra se ver, como a Church Of Our Lady, que é a igreja linda da primeira foto lá em cima e a foto grande aqui embaixo; o Belfry, que é uma torre medieval que tem uma vista linda segundo o mapa legal (a gente não foi porque tinha uma fila imensa e ninguém tava afim de esperar no frio, e tava começando a nevar); tem os moinhos, que são lindos e fazem um belo conjunto com a paisagem.

Bruges/Brugge
Church Of Our Lady (grande); Belfry (canto superior direito); moinho (canto inferior direito).
E tem o Minnewater Park, que foi um dos meu lugares favoritos. É um parque muito lindo mesmo, com vários cisnes e pombos que não acabam mais. A gente se divertiu com os cisnes, chegamos bem perto (ok, na verdade, eles que chegaram super perto da gente) e tiramos várias fotos. Em uma parte do lago tem um pequeno cais e a gente desceu lá, demos alguns Pringles pra eles e começamos o caos de quase todos os cisnes virem até nós pra ganhar comida. Outros aproveitaram pra assustar os outros, imitando bicadas nas pernas alheias, né, Ricardo? Hahahaha! Depois só aproveitamos bastante a paisagem naquele fim de tarde e voltamos pra Bruxelas.

Bruges/Brugge
Minnewater Park.
Bruges tem ainda várias outras atrações: tem um Beer Tour, pra quem gosta de cerveja; vários museus: tem o Museu do Chocolate, o Menor Museu  de Bruges ("Smallest Museum", que você vê através de uma janela, segundo o mapa) e até o Museu da Batata Frita (a entrada custava 4 pra entrar, e ninguém quis pagar, hahahaha); tem a Holy Blood Chapel, que supostamente guarda um frasco com o sangue de Jesus Cristo, que muda de seco pra fluido durante a missa. E tem muitos e muitos pubs, é claro.

Bruges/Brugge
Foto aleatória, só porque tô bonita. KKKK
Bom, gente, é isso por hoje. A última parada da Eurotrip, Paris, deve sair até o fim dessa semana. Como vocês puderam perceber no post passado sobre o Summer Project, tô com um milhão de coisas pra estudar pro laboratório. Comecei a aprender programação essa semana e já tô endoidando, fazendo várias listas de exercícios pra ver se eu pego a prática, hahaha. Eeeee depois, vem o post sobre Birmingham (consigo ouvir vários "aleluias" agora, sem brincadeira)! Sei que a galera que tá chegando tá bem ansiosa e tal pra saber como é aqui, então vou preparar algo bem legal. Tô pensando até em sair pra tirar fotos da uni, ainda não fiz isso desde que comprei minha câmera nova!

Mas enfim, vou parar por aqui porque já o post já está muito longo. Até a próxima. :)

3 comentários:

ThathatyPA disse...

Teu blog é show demais! Queria ter a paciência que cê tem!

Nanda U. disse...

Hahahahaha, obrigada! :)

Mirza disse...

ola Nanda, como é o dia a dia de Birmingham?? O custo de vida, casa, despesas,passeios,etc??
Eu vou pra aí já no próximo mês Janeiro/2014 e estou bastante ansiosa.. o seu blog é muito interessante, mas gostaria de saber como é a vida aí em Birmigham