segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Day trip (parte 1): visitando a terra de Shakespeare.

Aqui na universidade sempre vende uns pacotes de day trips pra vários lugares nos fins de semana. Por £16 eu comprei esse passeio pra Startford-upon-Avon e o Warwick Castle, que incluía a ida e volta dos lugares e a entrada pro castelo. A gente saiu daqui (pontualmente) às 8:45 da manhã de sábado, dia 16, e, cerca de uma hora depois, chegamos em Stratford. Como éramos um grupo muito grande de pessoas - foram cinco ônibus cheios! -, os organizadores não fizeram um roteiro específico; em vez disso, nos deram informações no ticket sobre os pontos turísticos de lá e nos deixaram livres pra passear.

Sit back and relax, que o post tá grande hoje.

Depois de nos localizarmos, saímos do Stratford Leisure and Visitor Centre e nos preparamos pra sair no frio e ir nos lugares. Fomos pro primeiro ponto turístico: a Guild Chapel, uma capela fundada em 1269, e que, provavelmente, Shakespeare frequentou a escola nesse prédio quando criança.

Guild Chapel.
Vitrais lindos no interior da capela.
Após muitas fotos, saímos de lá e seguimos pela Church street. Iríamos pegar a Old Town e chegar em outra igreja: a Holy Trinity Church. Enquanto andávamos, podíamos admirar o ar medieval da cidade e as construções antigas que hoje abrigam lojas bem modernas. No caminho, passamos pelo Hall's Croft, a casa onde a filha de Shakespeare, Susanna, e o marido dela, Dr. John Hall, moraram.

Hall's croft.
Holy Trinity Church é uma igreja imensa e bem iluminada, com vários vitrais lindos. Foi ali que Shakespeare foi batizado (1564) e enterrado (1616). A entrada na igreja é free, mas pra ver o túmulo dele custa £0,50 - mostrando a carteira de estudante.

                                                                   Holy Trinity Church.


                                     Interior da Holy Trinity Church.               Túmulo de Shakespeare.
 
Uma coisa interessante que percebemos enquanto íamos pra nossa próxima parada: vimos que, em todos os postes no nosso caminho tinham umas placas penduradas. Chegamos mais perto e fomos vendo e constatando que cada poste tinha sido doado (sim, doado!) pela prefeitura de uma cidade do Reino Unido. Vimos vários, de Manchester, Gloucester, Brighton e até Glasgow, Aberdeen e Dundee. A pergunta que não quer calar: POR QUEEEEE? Hahaha.

Depois da Holy Trinity Church, fomos andando pela Waterside e passamos pelo Courtyard Theatre . Caminhando ali, perto do rio, dava pra ver que havia animais. Chegamos mais perto e vimos que tinham cisnes e que eram enormes! Continuamos andando e acabamos no Royal Shakespeare Theatre, um teatro enorme (e daqueles de tijolinhos vermelhos!). Apesar da entrada ser de graça, não entramos porque o tempo estava curto e ainda tínhamos que achar um lugar pra comer antes de irmos pra Warwick, ver o castelo. Virando na Sheep street, entramos num beco (não lembro mais o nome do lugar, sorry) que me fez sentir no Hobbit. Lugar completamente medieval, com plantas, estátuas e casinhas e lojas com portas quase da minha altura! (Quem me conhece, sabe que eu não sou a mais alta das pessoas, rs). Aliás, acho que não mencionei, mas tudo nessa cidade parece ser feito pra gente pequena. E isso é bem fofo.

O próximo ponto foi o Farmer's market, na Rother street, onde os produtores locais vendem as mais diversas coisas. Desde pão com linguiça (que tava ótimo, a propósito), a ervas e temperos, bolos, chocolates e kuskus. Sim, é o que vocês estão pensando. Comprei um pedaço de bolo e um refri pra viagem e só.

Então, só faltava ver o lugar onde Shakespeare nasceu (Shakespeare's birthplace). Pegamos a Henley street e fomos procurando. Passamos por uma loja de souvenirs e eu, é claro, quis entrar. Eu tinha que comprar algo de lembrança antes de ir embora e, de preferência, um chaveiro. Todos sabem que eu tenho uma necessidade de comprar chaveiros em todos os lugares que eu vou, hahaha. Então, entrei lá, mas não tinha chaveiros legais, mas achei uma coisa que eu amo tanto quanto amo chaveiros: livros. Comprei Romeu e Julieta, claro, mas não era um livro comum. É assim, ó:

Pure awesomeness. *-*
Nossa, uma das coisas mais legais que já vi. E pra quem tá se perguntando se é de verdade... sim, é de verdade. E é completíssimo! Caminhamos mais alguns metros e logo chegamos onde Shakespeare nasceu e cresceu. De novo, não entramos pelo tempo curto (e acho que esse era pago), então só fizemos tirar uma foto por fora mesmo e fazer o caminho de volta pro Stratford Leisure and Visitor Centre.


Mas eu simplesmente não podia ir embora sem um chaveiro. Como eu iria viver comigo mesma sabendo que eu não iria ter um de lembrança de Stratford? Bom, passei em outra loja de souvenirs e comprei.  Hahaha.


Dessa vez, feliz e contente, voltei pro ônibus com o pessoal. Estávamos prontos pra ir ao Warwick Castle, um dos maiores castelos medievais da Grã-Bretanha. Preparem-se, no próximo post tem fotos da vista linda (depois que você sobe 530 e tantos degraus, literalmente), duelo e até bola de fogo. Até mais!